sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

De que forma pode a Medicina Tradicional Chinesa ajudar quem padece de Esporão do Calcâneo?

O tratamento do esporão do calcâneo com a Acupunctura utilizando agulhas e moxabustão actua sobre a dor na fáscia plantar de forma altamente satisfatória, redimindo a dor percebida pelo paciente logo na primeira sessão e facilitando o acesso às actividades normais. Certamente que também se poderá observar um quadro de equilíbrio emocional e sensação de bem estar geral, já que a Medicina Tradicional Chinesa é um suporte efectivo para o bem estar físico e mental.

O esporão do calcâneo é devido a uma degeneração da fáscia plantar resultante de trauma repetitivo na sua origem no calcâneo. É conhecida como a causa mais comum de dor na área plantar de calcâneo de um adulto, piorando pela manhã ao colocar o pé no chão, sendo mais severa durante os primeiros passos, com melhoria posterior e piora no final do dia. Somente 5% dos pacientes têm indicação cirúrgica, principalmente os que não conseguirem obter uma melhoria com o tratamento.

Há duas espécies de esporão do calcâneo: inferior e posterior.

O esporão é frequente entre desportistas, pessoas com excesso de peso e pessoas com pé chato ou pé plano.

Raramente o esporão causa inflamação visível, vermelhidão ou outro sinal aparente. A dor é o principal sintoma e caracteriza-se na zona plantar do calcanhar, especialmente quando a pessoas está a andar, mas há também um dor de repouso e ao colocar o pé no calçado.

Habitualmente, os esporões costumam ser diagnosticados através do relato dos sintomas e de um exame físico adequado. A pressão sobre o centro do calcanhar causa dor se o esporão estiver presente.

O tratamento com Acupunctura e moxabustão ao longo de algumas sessões poderá ajudar a minimizar a dor ou mesmo erradicá-la.


P.S. Excerto retirado de um artigo publicado na revista da especialidade Shenmen N50 de Dezembro de 2015 de co-autoria da nossa terapeuta Teresa Baptista.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Sobre Nós!

Iniciamos a nossa actividade em Setembro de 2012. 

Somos um centro de terapias que procura restabelecer a sua saúde e bem estar, sem recurso a produtos químicos. Recorremos a métodos de Medicina Tradicional Chinesa (Acupunctura, Fitoterapia, Moxabustão, ...), Reiki e Massagem Terapêutica.

Estamos localizados na Quinta da Lousa - Suzão em Valongo.


A nossa especialista Teresa Baptista tem uma experiência de mais de 10 anos com formação específica e qualificada, detentora de 3 cédulas profissionais em Medicina Tradicional Chinesa, Acupunctura e Fitoterapias emitidas pela ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde. 


Paralelamente, é Mestre de Reiki Tradicional Usui, sendo pupila directa do Grande Mestre Carlos Marques desde 2011 e está inscrita na "Associação Portuguesa de Reiki – Monte Kuruma“ com o número de associado APR-004171-PT.